DISTRIBUIR VALORES DE ACORDO COM O PESO

Hoje um colega teve uma dúvida e gostaria de compartilhar com vocês a solução, já que isto se tornou recorrente e é o tipo de coisa que as pessoas não usam muito, por isso só vão lembrar de perguntar “pro cara do Excel” quando precisarem. Na verdade o problema é matemático, não tem nada a ver com Excel, mas como amamos planilhas, já deixei isso pronto em um arquivo de exemplo para você baixar ao final do artigo.

Imagine o seguinte: Você tem uma lista de questões, cada uma tem um peso específico que irá compor a nota final. Porém por algum motivo, decide-se que uma determinada questão não será mais considerada, mas o peso dela deve ser distribuído de acordo com o peso das demais, formando uma espécie de rateio proporcional. Como fazer isso?

Uma solução mais simples seria apenas dividir o peso da questão excluída pela quantidade de questões que sobraram e somar o resultado com cada peso que sobrou, mas seria esta a forma mais justa, já que algumas questões têm pesos diferentes? Obviamente se todas as perguntas tivessem o mesmo peso seria a solução mais simples, mas este não é nosso caso.

Veja a tabela abaixo, onde temos uma lista com 6 perguntas com seus respectivos pesos (aviso ao caro leitor distraído: a soma dos pesos sempre deve ser igual a 100%…)

peso1.png

Agora, foi determinado que a questão 4 será eliminada, e seu peso deve ser distribuído entre as demais, porém esta distribuição de peso ou rateio, deve ser de acordo com os próprios pesos das demais perguntas. Como resolver?

A fórmula para isso é muito simples: Vamos somar os pesos das questões que sobraram, depois vamos dividir cada peso pelo resultado desta soma, e por sua vez, cada resultado desta divisão vamos multiplicar por 100. Confuso? Veja abaixo: Na coluna “C” temos os pesos, na coluna “E” inserimos a fórmula:

peso2.png

Simples demais, não é? CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA DE EXEMPLO.

Felicidades!

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário