LISTA DE VALORES ÚNICOS COM FÓRMULA (NÃO MATRICIAL!)

Pessoal, encontrei esta solução na internet neste site, fiz algumas adaptações e gostaria de compartilhar com vocês. Ainda não tive tempo de estudar a fórmula para explicar o que ela faz exatamente, mas deixo aqui a planilha de exemplo, para utilizarem caso tenham esta necessidade. Isto pode ser útil por exemplo para trabalhar com caixas de validação, combo box de seleção, que foi o meu caso ou tabelas para alimentar gráficos. Como novos dados eram acrescentados todos os dias na tabela, a fórmula faz uma contagem de linhas automaticamente, para que eu não tenha que atualizar a planilha sempre que novos dados forem inseridos.

Na planilha de exemplo temos uma tabela de dados de A até C, e em B temos ocupações que se repetem. O que a fórmula faz é “analisar” a coluna B e somente mostrar os valores únicos, como se utilizássemos a função remover duplicatas.

A fórmula, que foi colocada na coluna E deve ser colocada em E2 e depois arrastada até o final da sua tabela de dados. O mais legal é que a maioria das fórmulas desenvolvidas para fazer isto usam funções matriciais (aquelas que você insere pressionando Ctrl+Shift+Enter e colocam chaves no início e fim. Eu tenho pavor de funções matriciais porque deixam a planilha muito lenta, e a beleza desta fórmula é justamente em ela não ser matricial.

Veja a fórmula (na planilha de exemplo, inserida na célula E2):

=SEERRO(PROC(1;1/(CONT.SE($E$1:E1;INDIRETO("$C$2:C"&CONT.VALORES(A:A)))=0);INDIRETO("$C$2:C"&CONT.VALORES(A:A)));"")

Este arranjo de funções tem como base a função PROC, na qual os argumentos são fornecidos por outras funções aninhadas.

Veja como usar:

ValUnicos01.png

  1. Aqui foi usada a função SEERRO, para que não fique aparecendo aqueles erros “#N/D” quando a fórmula não encontrar mais valores únicos;
  2. Aqui você indica a linha superior do próprio intervalo que você está inserindo a fórmula. Então é necessário você sempre começar a inserir esta fórmula na linha 2 para que tudo funcione, ou seja, trabalhe com cabeçalhos.
  3. Nesta parte da fórmula, a função INDIRETO vai ajudar a informar o intervalo dinâmica para a função PROC, onde estamos fazendo a contagem de linhas totais do intervalo através do CONT.VALORES. Desta forma, mesmo que mais dados sejam acrescentados a tabela, a contagem de valores vai sempre informar qual a última linha com dados. É muito importante que a coluna escolhida para fazer a contagem, no caso a “A” não tenha células vazias, senão a fórmula não vai contar corretamente a quantidade de linhas. Neste exemplo, utilizei a coluna A porque era um dado obrigatório, então eu tenho certeza que não teria nenhum não preenchido ou vazio. Como mais dados eram acrescentados à tabela eventualmente, na planilha real, de onde tirei este exemplo, puxei a fórmula até a linha 20.000, assim teria certeza que duraria pelo menos 2 anos sem precisar mexer.
  4. Idem ao de cima.

PLANILHA DE EXEMPLO – LISTA DE VALORES ÚNICOS (REMOVER DUPLICADOS) COM FÓRMULA.

Até a próxima.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para LISTA DE VALORES ÚNICOS COM FÓRMULA (NÃO MATRICIAL!)

  1. Anônimo disse:

    Sensacional esse troço, salvou meu dia. Obrigado.

    Curtir

  2. Cleison de Oliveira Padilha disse:

    Ótima fórmula, me ajudou muito! Existe a possibilidade de usar ela para duas colunas? Consegui fazer usando a função ÚNICO no Office 365, mas preciso fazer no 2019.

    Curtir

Deixe um comentário